terça-feira, 8 de março de 2011

Criador de Minecraft afirma que pirataria não é roubo

Makus Persson, o criador de Minecraft, deu a sua opinião a respeito da pirataria durante o Indie Games Summit. Para ele, a pirataria não é considerada roubo.
Durante o evento, Persson explicou a sua opinião a respeito do assunto: "Se você rouba um carro, o original é perdido. Se você copia um game, apenas há mais um deles no mundo".
Para Persson, também conhecido como "Notch", não há a chamada "venda perdida", termo muito utilizado na discussão a respeito de pirataria. Segundo Notch: "Não existe a chamada venda perdida. Uma crítica ruim é uma venda perdida? E deixar de lançar na data marcada?".

Minecraft ainda na versão Alfa já era comercializado
De acordo com Persson, a solução para o problema é ver a pessoa que pratica pirataria como um consumidor potencial para a empresa. Foi o que ele fez.  Desde quando o Minecraft era feito, o jogador poderia comprá-lo e jogar a versão alfa, por exemplo. Desta forma, ele poderia fazer suas construções e, enquanto a produção avançava, novos elementos podiam ser adicionados ao jogo.
O game se encontra na versão beta e até hoje estão sendo lançadas novidades para ele. Essa foi a maneira encontrada por Persson para combater a pirataria no seu game. "Faço o jogo durar mais do que uma semana". O Minecraft já vendeu um milhão e meio de cópias e possui quatro milhões de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário